Denisol.WordPress

Whodunnit?

Posted in Brasil, Londres, Vida by denisol on novembro 7, 2008

Governo é um cliente muito difícil de se trabalhar. Normalmente o que é anunciado pelo governo é muito chato (campanhas de conscientização, etc) e tudo precisa ser, literalmente, politicamente correto!

Aqui segue um exemplo genial de como fazer uma mensagem não passar despercebida pelo público. Nesse caso, a mensagem (chata) é: “motoristas, não matem os ciclistas”. Infelizmente o vídeo está em inglês, então farei a transcrição no final desse post.

Eu sou ciclista aqui em Londres. Sou feliz proprietária de uma belíssima Beachcruiser (foto abaixo) que me rende elogios em todos os lugares por aqui, o que me deixa muito satisfeita, afinal, a magrela é pesadinha e me dá uma canseira carregá-la degraus acima (e abaixo) quando vou guardá-la no subsolo aqui da agência.

Londres, ao contrário do que se deve pensar aí no “mundo em desenvolvimento” não é uma cidade “amiga do ciclista”. Quase não se vê ciclovias (não há nenhuma no caminho entre a minha casa e o trabalho, por exemplo), mas pelo menos os motoristas respeitam uma bicicletinha (exceto os de ônibus, que me deixam morrendo de medo pelo menos uma vez por dia). Assim sendo, geralmente pedalo tranquila e feliz pelas ruas pois os carros nos dão prioridade.

MagrelaSei que pedalar pelas ruas de São Paulo pode ser considerado suicídio (eu já fiz isso algumas vezes). A velocidade dos carros nas ruas é muito superior que a velocidade daqui, e os ciclistas são solenemente ignorados pelos motoristas. Claro que em São Paulo existem ainda mais dificuldades para os ciclistas, como as longas distâncias e as ladeiras infinitas.

Na minha modesta opinião, o respeito só vem quando sentimos na pele o que é ser desrespeitado. Muitos amigos meus trocaram o carro pela moto, e hoje eu vejo que o respeito pelo motociclista é muito maior que cinco anos atrás, por exemplo, pois sabemos que a pessoa que está em cima da moto poderia ser eu, você, um amigo. A partir do momento que você a vida de alguém querido em jogo em cima de uma moto, é inevitável ver os motociclistas de outra forma.

Quando as pessoas começarem a usar bicicleta como meio de transporte (ao invés de lazer, dentro dos parques, como acontece hoje), será inevitável que se inicie o respeito aos ciclistas, afinal, nós ciclistas não poluímos o ar, não contribuímos para o trânsito, e ainda economizamos duas vezes (com transporte e academia!)!

O vídeo, bem inglês por sinal, me lembra o jogo “detetive”: alguém matou o dono da casa, e os três funcionários são suspeitos. No final, o detetive deduz que a senhora é a assassina, pois ela diz que estava plantando petúnias quando o crime aconteceu, e o detetive diz que não é época de petúnias ainda. “Tudo é uma questão de observação, mas quão observador é você?”. Daí o vídeo mostra 21 alterações que ocorreram no cenário e ninguém percebeu. Daí a mensagem: “É fácil passar despercebido por coisas que voê não está preocupado. Em uma rua movimentada, isso pode ser fatal. Preste atenção nos ciclistas.”

6 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. fbarbanti said, on novembro 7, 2008 at 8:22 pm

    O mais engraçado dessa campanha é que, mesmo quando você pega uma das alterações, você acha que cometeu algum engano. Eu percebi que o mordomo estava segurando um rolo de macarrão no começo e estranhei quando ele apareceu com o que parecia ser um candelabro. Mas pensei, “Nah! Acho que viajei”.

    Agora, essa bike é muito “istaile”.

  2. Renata Assis said, on novembro 8, 2008 at 12:10 am

    Eu queria ter o seu pique… mas nao me vejo pedalando nem a bicileta da academia….
    kkkkkkkk
    sei que eh triste… mas tenho horror…
    mas eu queria taaaaaaaaaaanto gostar… jah coloquei na cabeca que eh psicologico e vivia repetindo pra mim mesma que amava e que nao podia viver sem…
    pura ilusao….
    ai ai….
    parabens, viu??
    Beijocas, De!

  3. Beth/Lilás said, on novembro 11, 2008 at 8:48 pm

    Ah, que bacana sua bicileta!
    Isso mesmo, contribua para um ar melhor na sua cidade.
    beijins cariocas

  4. As aventuras de uma brasileira no Egito - Barbrinha said, on novembro 13, 2008 at 6:43 pm

    Tbem gostei da sua bicicleta…..falta aquela cestinha de palha….hehehehhe

    Beijos e fiquem com Deus

    Barbrinha

  5. Beth/Lilás said, on novembro 28, 2008 at 6:02 pm

    Hummmmmm, por onde andará está menina???!!!
    Saudades!
    bj carioca

  6. Sandra said, on novembro 29, 2008 at 12:27 am

    Antes de ir, mais um comentário: tenho uma prima que se chama Denise, o sobrenome do meu marido é Schnee (neve em alemao), o meu Santos!🙂


Deixe uma resposta

