Denisol.WordPress

Fale Vono

Posted in Internet, Tecnologia by denisol on setembro 10, 2008

Eu tenho um número de telefone de São Paulo em Londres. Como muuuita gente me pergunta como, onde, e por quê, vou explicar tudo, nos mííííííííííínimos detalhes (alguém lembra disso? Acho que era Escolinha do Professor Raimundo!!!).

O Vono é um produto da operadora curitibana GVT, que consiste basicamente em um telefone IP, ou seja, a voz é convertida em dados, transmitida via internet, e depois desconvertida para voz na localidade de destino.

Para utilizar o Vono, é preciso uma boa conexão banda larga (a minha é de 16Mb, foi mal), um aparelho de telefone analógico, e um coversor de voz/dados (conhecido como ATA). Não é preciso computador para utilização do telefone (vantagem fundamental do Vono sobre o Skype; embora você precise do computador para configurar o ATA). Ilustrei a seguir como o Vono funciona:

Basicamente você conecta um aparelho de telefone analógico ao ATA, conecta o ATA ao seu roteador (ou modem ADSL). O resto é por conta da dona internet (elegantemente representada como nuvens).

Pago R$15,00 por mês (via cartão de crédito) para ter um número de telefone paulistano  em Londres (mas pode ser em qualquer lugar do mundo, desde que você tenha internet). O meu número é 011-blablabla, ou seja, quando alguém me liga de São Paulo para esse número, faz uma simples ligação local. Os R$15,00 me dão direito a R$10,00 em chamadas (o Vono é pré-pago), que custam aproximadamente R$0,10/minuto para telefone fixo…

Alguns fatos sobre o Vono:

  • A ligação é sempre perfeita (sem interferências);
  • É barato;
  • Você pode ter vários números de telefone, por exemplo, eu posso ter um número de SP, outro do RJ, e eles vão tocar lá em casa no mesmo aparelho;
  • Funciona em qualquer lugar do mundo. Se a sua família mora em outro estado, por exemplo, já vale a pena ter um. Quando eu voltar para o Brasil, ou mudar de país, levo o meu número comigo;
  • Ligações de Vono para Vono são de graça;
  • Amigos bêbados não respeitam fuso horário: pode ser que o telefone toque em horários, digamos, infortunos;

12 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Cotta said, on setembro 10, 2008 at 4:53 pm

    As nuvens foram geniais.

  2. Denise Neves Santos said, on setembro 10, 2008 at 5:04 pm

    Mas é verdade!! Em todos os diagramas de redes, as redes sao representadas como nuvens: http://dictionary.zdnet.com/definition/Cloud.html

  3. joaoccc said, on setembro 10, 2008 at 6:20 pm

    Gostei do seu telefone vermelhinho.

  4. Denise Neves Santos said, on setembro 11, 2008 at 12:09 am

    Eu também!!! Acho esses telefones de disco super charmosos!!! Vou comprar um na Urban Outfitters!!!

  5. Renata Assis said, on setembro 11, 2008 at 1:02 am

    nossa…
    eu nao sabia dessa….
    mas eu tenho um numero de Boston lah em Goiania… A compania que eu uso eh a Broadvoice e pago U$20 por mes… Nao refresca muito pois o telefone esta na casa de mamae, entao se alguem quer falar comigo, vai pra lah…
    Agora que voce ‘despejou’ essa beleza, vou ver se essa compania trabalha com numeros lah pra Goiania…
    Otima dica, De!!!
    amei!!!
    beijinhos

  6. Denise Neves Santos said, on setembro 11, 2008 at 1:07 am

    Tem número goiano sim!!! Vai na fé, que vai dar tudo certo!!!

  7. Beth Q. said, on setembro 11, 2008 at 1:29 am

    Menina, você está dando uma dica quentíssima!
    Vou contar correndo pro maridex, pois tenho um filho que mora e estuda no Paraná.
    Valeu!
    bjs cariocas

  8. Yuki said, on setembro 11, 2008 at 2:20 am

    Hi Deds,

    Ficou bacana sua interpretação da internet, mas… O telefone vermelho esta ligado a um ata que ta ligado em um roteador wireless que ta ligado na internet… E o preto?

    É um IP Phone mais moderno que o seu vermelhinho? ;o)

  9. Denise Neves Santos said, on setembro 11, 2008 at 7:38 am

    EU SABIA QUE ALGUEM IA FALAR ISSO!!! YUKI MALA!!! A verdade é que o percurso entre a internet e o telefone de destino nao interessa!!! Mas para quem quer saber, da internet os dados sao desconvertidos para voz, passam pela central telefonica que encaminha a ligacao para a casa das pessoas… Aprendi direitinho, Yuki????? Lembre-se que quase “bombei” em Redes!!!

  10. falcao007 said, on setembro 11, 2008 at 12:22 pm

    Muito bom, uma amiga tem um desses em Boston, é uma mão na roda, ainda mais que telefone aqui no Brasil é fortuna, um dia desses liguei para um amigo ai em Londres e falei com ele uns 8 minutos paguei a bagatela de R$ 26,00 !!! Minha Mãe quase me esfolou !!! hehehehe

  11. As aventuras de uma brasileira no Egito - Barbrinha said, on setembro 18, 2008 at 12:43 pm

    Otima dica, nao sabia tbem!!!!

    Ligar daqui pro Brasil eh muitooooooo caro…..

    Beijos e fiquem com Deus

  12. Paulo said, on outubro 7, 2008 at 7:48 pm

    Oi eu tb uso.. to com 3 linhas aki na empresa…sendo 2 vono… é muito bom e o pessoal ta usando muito e eu to economizando tb. Valeu


Deixe uma resposta

