Denisol.WordPress

FAQ yourself

Posted in Londres, Vida by denisol on agosto 22, 2008
Sherlock Holmes © Denisol

Muitas pessoas me fazem muitas perguntas sobre a vida em Londres. Vou começa a respondê-las aqui, numa espécie de “utilidade pública online”.

O primeiro tema da série será: “custo de vida”.

Quanto custa viver em Londres?

Bem, o custo de vida é muito relativo, depende de quanto você pode gastar. Se você só tiver £20 por dia para viver, o seu custo de vida vai ser esse. Se você for a Madonna, o seu custo de vida será de alguns milhões de libras esterlinas por ano.

Vou estudar em Londres na Zona 1 e quero morar na Zona 1. Quanto vou gastar de aluguel?

Na região de Lancaster Gate e Bayswater (ou Brasiwater) é possível encontrar albergues que custam por volta de £30/dia, ou até menos. Você deverá estar disposto a não morar no lugar mais luxuoso do mundo, e a dividir o quarto/casa com estranhos. Caso você queira morar sozinho, na Zona 1, é possível encontrar “studios” (leia-se kitchenette: quarto, banheiro e cozinha) a partir de £290/semana.

Caso o seu objetivo não seja a Zona 1, o lugar mais barato que eu já vi até hoje foi em um albergue, quarto para três pessoas, em Forest Gate, por £60/semana.

Lembre-se que, por fora, todas as casas em Londres são muito bonitas. É preciso ter cuidado com bairros violentos.

Os preços dos aluguéis são por semana. Como eu calculo o valor mensal do aluguel?

Considerando que o ano tem 52 semanas, multiplique o valor do aluguel semanal por 52 e divida por 12. Por exemplo, £60/semana -> 60 x 52 / 12 = £260/mês.

Quanto se gasta com transporte por mês?

O Travel Card mensal para ônibus e metrô Zonas 1 e 2 custa £93. Estudantes têm disconto (mas nâo de 50% como no Brasil). Conselho: se puder, compre uma bicicleta (e roupa a prova d’água, porque aqui chove!).

Para verificar todas as tarifas do transporte público, clique aqui.

E celular?

Bem, depende do plano, da operadora, blablabla. O plano do iPhone, pós-pago, começa em £35/mês por 600 minutos. Com outros aparelhos é possível fazer melhor negócio.

Dizem que a comida em Londres é horrível. É verdade?

Bem, essa pergunta precisa entrar na seção “custo de vida”. Aqui não tem “PF” por R$3,90. Se você precisar comer na rua, nâo espere gastar menos que £10 por um sanduíche natural, um suco, e uma salada de frutas.

Londres tem restaurantes muito bons (acho que na média são até melhores do que os do Brasil, pois a qualidade dos ingredientes aqui é, digamos, superior), só que os preços não são muito amigos. A solução encontrada pela maioria das pessoas é a boa e velha marmita durante a semana.

A qualidade dos produtos encontrados no supermercado é visivelmente superior que no Brasil. No entanto, os cortes de carne aqui são diferentes (nao espere encontrar picanha no supermercado), e carne é bem mais cara que no Brasil. As frutas têm menos sabor, porque são colhidas muito verdes para chegarem aqui.

Tudo bem. Que se danem as frutas, eu prefiro Camembert!

7 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Renata Assis said, on agosto 22, 2008 at 10:39 am

    Legal esse topico…
    Tambem tem um monte de gente sempre me perguntando como eh a vida aqui nos EUA, como fazer pra estudar, quanto dinheiro vao gastar, etc….
    Vou ver se faco um topico desses tambem…
    Beijoca.

  2. joaoccc said, on agosto 22, 2008 at 1:25 pm

    Bom, quem vem passar uma temporada na Europa provavelmente vai querer aproveitar para viajar pelo continente. E isso teria, ao meu ver, que ser incluido no calculo do custo de vida.

    Um voo da Ryanair (cia aerea de baixo custo) para os destinos mais procurados pelos brazucas (Franca, Espanha, Italia, Escandinavia, Holanda) comprado com 2 semanas de antecedencia custa por volta de £100, poe ai mais uns £100 de acomodacao (das mais baratas) e no minimo £100 para gastar num fds (porque as coisas no “continente” tambem sao caras). Um fds sai por £300 / pessoa.

    Ja ir para Paris ou Bruxelas de Eurostar costuma sair mais caro. Bota umas £100 a mais ai, dependendo do horario que voce pega o trem.

  3. falcao007 said, on agosto 22, 2008 at 4:14 pm

    Sem dúvidas é uma questão que permeia a cabeça de muita gente quando esta pensando em estudar fora, Londres é disparada o destino mais caro dos Estudante da língua inglesa, porém tem toda uma questão cultural por trás e isso é o que faz a diferença. Com relação a alimentação, alguns amigos que já moraram e que moram ai, dizem que o jeitinho brasileiro é a solução, marmita. Transporte verde é uma boa pedida, pedala Robinho !!! hehehehe

  4. Denise Neves Santos said, on agosto 22, 2008 at 4:15 pm

    Vou fazer um FAQ yourself de turismo!

  5. Denise Neves Santos said, on agosto 22, 2008 at 4:15 pm

    E um de estudo… hummmm, o de estudo vai ser bem interessante…

  6. Beth Q. said, on agosto 22, 2008 at 10:28 pm

    Legal esse post!
    Esta semana, inclusive, uma amiga de ginástica disse-me que pensa em juntar dinheiro até 2012 e ir com um pequeno grupo de amigos para as Olimpíadas aí. Foi a primeira coisa que disse a ela – guarde mesmo e muito, porque o endereço mais caro da Europa é England mesmo, né!
    abraço carioca

  7. FAQ Yourself « Denisol.WordPress said, on agosto 28, 2008 at 4:27 pm

    […] como eu já havia abordado no tópico sobre custo de vida, essa pergunta é muito relativa. Por isso, vou apresentar dois orçamentos: o esquema “pobre […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: