Denisol.WordPress

Greve

Posted in Internet, Londres, Vida by denisol on agosto 20, 2008

Eu nunca gostei de greves (que o Jabá não me ouça, digo, leia).

Capitalista que sou, acredito que quem está insatisfeito com o atual emprego, ou acha que o seu salário poderia ser melhor, enfim, deveria recorrer ao mercado e buscar um novo emprego. Se você for realmente bom, alguém com certeza estará disposto a pagar o que você vale. Se ninguém quiser contratá-lo, é preciso descobrir a causa (qualificação insuficiente, perfil, ou até mesmo um curriculum mal redigido) e atacá-la. Bons profissionais NUNCA ficam desempregados em um mundo que sofre com a ausência de pessoas qualificadas.

No Brasil, todo mundo adora uma greve. A maior parte das pessoas não está nem aí para a “causa”, e aproveita o período de greve como se fosse férias. Principalmente os estudantes de universidades públicas, que acham “um barato” acampar na reitoria da universidade e prejudicar toda uma instituição. Em um país com tantas pessoas querendo estudar (e não podendo), vejo isso como um atentado à inteligência pública. Talvez seja isso o que esses estudantes tanto querem: tirar uma com a nossa cara.

O tranposte público geralmente entra em greve assim, de repente, tranformando São Paulo (que já é um caos) em um inferno. O sistema de tranporte, que já funciona no seu limite, não suporta mais brincadeiras desse tipo. Uma carroça na Marginal ja é suficiente para justificar quilômetros de congestionamento. Imagina só ônibus e/ou metrô fora de circulação…

Email Transport for londonEmail © Transport for London

Aqui na Bretanha  é diferente! Rá!

Também existem greves, que também atrapalham a vida de todo mundo. No entanto, todo o esforço é feito para que a greve impacte o mínimo na vida das pessoas (que, por acaso, não têm nada a ver com isso). Ontem recebi um email da “Transport for London“, empresa responsável pela administração do transporte público daqui, dizendo mais ou menos o seguinte:

Querida Sra. Santos,
O RMT nos avisou que os empregados da área da manutenção do metrô está planejando uma greve a partir de meio-dia do dia 20 de agosto.
Se a greve realmente acontecer, As linhas X, Y e Z nâo irâo funcionar até a noite do sábado 23 de agosto. Esperamos operar normalmente as outras linhas, embora provavelmente elas estejam mais lotadas do que o normal.

No final, a greve acabou não acontecendo. Mas fica aí o bom exemplo.

5 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. faquilino said, on agosto 20, 2008 at 6:32 pm

    hahah..recebi o mesmo email! espetacular!

  2. Renata Assis said, on agosto 21, 2008 at 1:15 am

    Ainda nao vi greve aqui nos EUA… Soh a dos escritores lah de Hollywood, mesmo…. Ou nunca aconteceu enquanto eu to aqui, ou passou em branco mesmo…
    Beijoca.

    PS: Que bom que voce voltou!!!! 🙂

  3. barbrinha said, on agosto 21, 2008 at 12:45 pm

    Que coisa legal…..com dia, hora para comecar e terminar…..valeu pelo exemplo mesmo….Beijos e fiquem com Deus

  4. Rogerio Santos said, on agosto 21, 2008 at 4:13 pm

    penso que a questão das greves não é tão simples…quando os roteiristas americanos fizeram greve, o mundo todo (inclusive os americanos) achou que era legítimo. Além disso, nem pelo fato de viverem no país-símbolo do capitalismo, os roteiristas optaram por mudar de emprego ou refazer currículo. A questão talvez seja: é legítimo porque não me incomoda. Porque eles estão prejudicando a milionária indústria da televisão, mas não toda a sociedade. E aí eu te pergunto: por que roteirista pode e metroviário não? O famoso economista neoliberal Milton Friedman já dizia que uma das causas da pobreza latino-americana era a de ter sindicatos fracos e mal-vistos pela população.

  5. falcao007 said, on agosto 21, 2008 at 5:25 pm

    Greve nem me fale desse assunto, a última que literalmente ferrou o Brasil inteiro foi dos Carteiros… Tem empresa contabilizando os prejuízos até hoje.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: