Denisol.WordPress

Rio de Janeiro

Posted in Brasil, Música, Turismo by denisol on julho 8, 2008

Cidade maravilhosa, és minha
O poente na espinha das tuas montanhas
Quase arromba a retina de quem vê

CopacabanaCopacabana © Laszlo-photo

Chico Buarque não estava mentindo quando gravou a música “Carioca”, faixa introdutória do disco As Cidades. Como boa paulistana, sempre tive muito preconceito em relação ao Rio de Janeiro e seus habitantes. Assim como não gosto dos argentinos quando o assunto é futebol (quem gosta?). Brincadeiras à parte, há uma razão um tanto óbvia para a rixa entre paulistas e cariocas: o Rio é simplesmente lindo. De morrer. Não que São Paulo também não seja, mas digamos que a beleza paulistana é “menos facilmente visível”.

Não há nada melhor do que ser turista na Cidade Maravilhosa. Sol, praia, aquelas pessoas todas correndo pelo calçadão, passeando com bebês e andando de bicicleta… A atmosfera por lá é outra; e com uma infra-estrutura de dar inveja a qualquer país de primeiro-mundo, o Rio dá um show para os turistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros.

Baia da GuanabaraBaía da Guanabara © Denisol

Do Bondinho ao Corcovado, passando por Copacabana e Confeitaria Colombo, fiz todos os passeios turísticos aos quais eu tenho direito.

Com um ingresso de R$35,00 por pessoa, o bondinho até o topo do Pão de Açúcar vale cada centavo. Pode parecer um pouco caro para um país onde o salário mínimo é R$415,00, mas a verdade é que esse é o preço que se paga para acessar a qualquer atração turística pelo mundo afora. Tudo muito limpo e organizado, dos vendedores de cartão “Zona Azul” (que no Rio chama-se “Rotativo”) às lojinhas de souvenir e jóias nas atrações.

Copacabana SunrisePoente na espinha das montanhas
© Miguel Valle de Figueiredo

No Pão de Açúcar, a vista é de tirar o fôlego (e o bondinho é de tirar o fôlego também… mas de medo!! Ele sacode, é todo de vidro, você olha pra baixo… ui…), mas é no alto do Corcovado, aos pés do Cristo Redentor, que entendemos o significado das palavras “Cidade Maravilhosa”. Não há fotos ou vídeos que transmitam aquela paisagem do jeito que ela realmente é. E só quem já foi lá em cima entende o que eu estou falando.

Escrever sobre o Rio me emociona. Lá foi o berço do que temos de melhor no Brasil: a nossa música*. De Tom Jobim a Chico Buarque, todos os meus músicos preferidos vieram, ou passaram por lá. Também, é difícil não ficar inspirado com tanta beleza.

*Vale ressaltar que, não contentes em somente produzir o melhor da música brasileira, é claro que os cariocas fizeram questão de produzir também o pior da música brasileira (conhecido vulgarmente como “funk carioca”).

10 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. falcao007 said, on julho 8, 2008 at 5:21 pm

    Realmente o Rio é lindo !!! porém minha antipatia pelo Carioca continua, não gostei do atendimento de lá, desde o aeroporto até a padaria, o atendimento em São Paulo e Minas é bem melhor, mas a beleza de lá não é de negar, é fantástico. Também fui ao ensaio na Mangueira, SEN-SA-CI-O-NAL, a bateria é muito boa, bem melhor que qualquer bateria de São Paulo ! e olha que já fui em várias aqui em Sampa.
    E bem lembrado o som Funk Carioca é muito ruim e apelativo.

  2. Denise Neves Santos said, on julho 8, 2008 at 5:52 pm

    Taxista malandro existe em todos os lugares (o pior que eu já peguei até hoje foi em Portugal)… Mas confesso que no Rio sempre fui muito bem tratada, nao tenho do que reclamar!!!

  3. Renata Assis said, on julho 8, 2008 at 10:46 pm

    Conheco o Rio de passagem… Mas ja tem seculos (kkkkkkkk) que nao piso lah…. Com certeza quero voltar pra passear e aproveitar mais….. Cada coisa linda que ainda nao tive a oportunidade de ver e conhecer…..
    Beijoca!

  4. Simone said, on julho 9, 2008 at 1:44 am

    Ai, o Rio…. Seria mesmo perfeito não fossem os bastidores que vez ou outra fazem do turista sua vítima mas acabam fazendo os cariocas sofrerem diariamente. Não sei se vcs conseguem acompanhar o noticiário mais específico aí de Londres, mas não passamos uma semana sem um absurdo na rotina carioca…. Infelizmente….

  5. Barbrinha said, on julho 9, 2008 at 10:27 am

    “O Rio de Janeiro continua lindo….”

    Ainda nao o conheco, mas se Deus quiser quero conhece-lo assim que der…..e vou lembrar desse post….

    Beijos e fiquem com Deus

  6. Denise Neves Santos said, on julho 9, 2008 at 11:34 pm

    Bá, com certeza… o Rio é, sem dúvidas, o lugar mais bonito em que ja estive em toda a minha vida (até hoje)… Confesso que eu nao tinha a menor nocao da beleza do lugar…

  7. Denise Neves Santos said, on julho 9, 2008 at 11:36 pm

    De certa forma desprezamos o Rio (por todos os seus problemas, e tambem por estar tao proximo de Sao Paulo)… Mas tudo isso é uma bobagem!!!!!!!!!!!!! Mesmo cheio de “pobrema” e etc, o Rio tem algo que eu jamais conseguirei descrever com palavras!!!

  8. Beth Q. said, on julho 10, 2008 at 4:50 am

    Tudo que você disse é a mais pura verdade.
    Sou carioca, mas moro em Niterói, pois fujo da violência que foi tomada a cidade, mas negar a beleza natural do lugar é o mesmo que blasfemar contra Deus.
    Quanto aos cariocas verdadeiros e mais antigos como eu e muitos outros, não deixam imagem ruim para ninguém se, porventura, vierem a conhecer-nos. Somos da paz, da boa conversa sem gírias, das informações corretas e da simpatia e educação para com todas as pessoas que vêem de fora.
    abraço carioca para você.

  9. joaoccc said, on julho 11, 2008 at 9:01 am

    Nem sei o que dizer, que honra ter apresentado o Rio a voce. Gosto muito do rio tambom, ate por ter familia carioca e ter passado ja muito tempo la atras dos morros.

    Mas o que quero dizer mesmo e que meu momento favorito no Rio e decolar do / ou posar no Aeroporto Santos Dumont. Voce sai do chao e sobrevoa a cidade, os morros vao ganhando altura, o Rio parece daqueles cartoes que, ao se desdobrar, montam uma paisagem em 3 dimensoes. E ai a companhia aerea toca o “Samba do Aviao”, voce ve o cristo redentor com os bracos abertos sobre a guanabara ao mesmo tempo que ouve o verso, e as lagrimas vem aos olhos sem que voce consiga dete-las.

    Ah, o Rio de Janeiro – cidade maravilha, purgatorio da beleza e do caos….

  10. marcela said, on agosto 16, 2009 at 9:11 pm

    é realmente como tem coisas lindas tambem tem muita coisa feia alias tirando a zona sul todo o resto è favelas e mais favelas!!!e a coisa mais absurda é que ninguem diz nada,praticamente faz parte da vida e do contexto das pessoas e da cidade!!!nao sei como vc nunca foi abordada,que realmente è muita sorte pois a maioria das pessoas que conheço jà foram!!!os servços em geral realmente deixa muito a desejar principalmente comparado com cidades como sao paulo sem falar de outras como paris ou nova york por exemplo…pra quem esta habituado com coisas de alto padrao como lojas e centros luxuosos,restaurantes de um certo nivel ou discotecas deliciosas e com muita opçao tambèm melhor nao ir esperando tanto!!!a falta de educaçao da maioria dos cariocas tambèm infelizmente é uma constante sem dizer de certos ritmos como o funk por exemplo que chega a dar nojo e vergonha de ser brasileiro como tambèm a visibilidade da cidade no exterior onde ganha o titulo como um dos grandes centros de turismo sexual do mundo e nòs de outras cidades temos que conviver com isso!!! enfim o que sobra do rio entao ???algumas praias onde por sorte podemos entrar pois as vezes muitas delas se encontram sujas demais!!!ah um grande conselho…nao andar de onibus e nem de metro porque o mal cheiro de certas pessoas te joga pra fora de qualquer conduçao,como tambèm a falta de disciplina no transito carioca que é outra coisa a parte que as pessoas nao podem esquecer!!!a malandragem rola solta por toda a cidade te constrangendo a cambiar a rota em cada momento!!!realmente voce se deu bem mas infelizmente nao é esta a realidade de milhares de pessoas!!!uma pena…


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: