Denisol.WordPress

Férias, feriado

Posted in Londres, Vida by denisol on julho 3, 2008
É nóis em Brasília © Denisol

No Brasil, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) assegura que o trabalhador, após 12 meses trabalhados, tem direito a gozar 30 dias corridos de férias. Além do mês de férias, existem dezenas de feriados por ano. É dia de “santo disso” e “consciência daquilo” que não acaba mais. Sem contar as famosas “pontes” que fazem com que haja pelo menos um feriado prolongado por mês. Digo “pelo menos” pois em novembro do ano passado, por exemplo, fiquei chocada com o seguinte fato:

  • Quinta-feira, 15 de novembro de 2007: Feriado de Proclamação da República;
  • Sexta-feira, 16 de novembro de 2007: Ponte!
  • Sábado (17) e domingo (18): final-de-semana;
  • Segunda-feira, 19 de novembro de 2007: Ponte!
  • Terça-feira, 20 de novembro de 2007: Feriado da Consciência Negra.

Isso significa que 4 dos 22 “dias úteis” do último novembro, foram “inúteis”. Praticamente 20%.

Aqui não é assim.

Para começar, no Reino Unido existem 8 feriados por ano. Esses 8 dias incluem Natal, Ano Novo, e pontes. Os feriados são:

Hora da viradaAno Novo na praia © Denisol
  • 1 de janeiro: Ano Novo;
  • Sexta-feira Santa (antes da páscoa);
  • Segunda-feira depois da páscoa;
  • Primeira segunda-feira de maio: feriado de maio;
  • Última segunda-feira de maio: feriado da primavera;
  • Última segunda-feira de agosto: feriado de verão;
  • 25 de dezembro: Natal;
  • Dia antes ou depois do Natal: ponte de Natal;

Observação: se o Natal ou Ano Novo acontecerem em um final-de-semana, você não perde o feriado (era só o que faltava!). Por exemplo: se o Natal for sábado, o feriado de Natal passa a ser na segunda-feira seguinte (dia 27), e a “ponte de Natal” passa a ser na terça-feira (dia 28).

Além dos feriados, temos de 20 a 25 dias de férias por ano, dependendo do empregador. Eu, por exemplo, tenho 22 dias, além de férias coletivas entre o Natal e o Ano Novo. Esses 22 dias são “úteis”, e não “corridos” como no Brasil. A lei permite que você tire até 10 dias corridos de férias (ou seja, duas semanas). Vantagens e desvantagens em relação ao sistema brasileiro (na minha opinião):

1. Não é preciso trabalhar durante um ano para ter direito a férias. Assim que se começa a trabalhar, você pode tirar os dias proporcionais ao ano que, teoricamente, você vai trabalhar. Por exemplo: o ano fiscal aqui começa em abril. Se você começar a trabalhar em abril, tem direito a 22 dias. Se começar em novembro, tem direito a 9 dias (que obrigatoriamente devem ser tirados até abril do próximo ano).

2. Como não é possível tirar mais do que duas semanas seguidas de férias, é muito mais fácil usufruir desse direito (conheço muita gente no Brasil que não consegue tirar férias há anos). Ninguém precisa ser treinado para ficar no seu lugar, e também não dá tempo das pessoas perceberem que você não faz falta, hahaha.

3. O processo é desburocratizado. Quer tirar dois dias de férias semana que vem para fazer o seu próprio feriado prolongado? Sem problemas! Férias é um direito seu que deve ser respeitado, e aqui eles, de fato, respeitam!

7 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. falcao007 said, on julho 3, 2008 at 1:14 pm

    E com relação a demissão como funciona ?

  2. Barbrinha said, on julho 3, 2008 at 2:00 pm

    Aqui temos quase a mesma quantidade de feriados, que ai.

    Os que diferenciam sao os religiosos, os muculmanos so tem dois feriados religiosos no ano, um depois do Ramada e outro uns tres meses depois.

    E os feriados cristaos sao dias uteis normais. Fico triste deles nao darem folga nos feriados dos cristaos, mas vejo que isso eh mais uma “birra”. pois nos paises cristaos, nao se respeitam os feriados islamicos tambem.

    Eh complicado, masssssss temos que fazer nossa parte neh?

    Gostei de saber dai…..

    Ah, nao consigo entrar no blog do Joao ja faz dois dias, pq sera?

    Beijos e fiquem com Deus

  3. Denise Neves Santos said, on julho 3, 2008 at 2:06 pm

    Depende do contrato. O que vou dizer agora eu vi acontecer algumas vezes (com pessoas que eu conheco), mas nao sei te dizer o que é lei e o que nao é.

    Se a empresa te manda embora “sem justa causa”, normalmente eles continuam pagando o seu salário por mais tres meses (tempo para voce arrumar outro emprego). Muitas vezes a pessoa arruma outro emprego em um período inferior a tres meses, e acaba recebendo dois salários.

    Caso a empresa te mande embora “com justa causa”, eles precisam te avisar com um mes de antecedencia e pronto.

    Caso voce peca demissao, voce e obrigado a avisar com um mes de antecedencia (aviso previo, como no Brasil). A diferenca é que voce nao pode sair mais cedo, essas coisas.

  4. Elaine said, on julho 3, 2008 at 2:31 pm

    Hi Denise!
    Vi seu post no meu blog, respondi lah, mas como nao sei se vc vai ver, vim aqui. Todos os files sao compativeis com o Photoshop, eles sao sempre de dois tipos, jpgs ou pngs. Pngs tem transparencia, por isso que o wallpaper eh salvo em png, pois precisa de ter os espacos p/ colocar as fotos. Png eh um tipo de file que eh compativel com qualquer programa grafico.🙂 Qualquer problema, give me a shout!

  5. Renata Assis said, on julho 4, 2008 at 12:44 am

    Acho que eh soh aqui nos EUA mesmo que a no primeiro ano de emprego a gente soh tem direito a 1 semana de ferias… Tem algumas companias que dao 2, mas isso eh raro… No segundo ano de trabalho, voce jah pode ter 2 semanas. No terceiro ano, 3 semanas. Daih pra frente, nao aumenta mais nada nao… Voce pode ficar ali por 10 anos que se terah as 3 semanas de ferias… E essas semanas nao podem ser tiradas juntas… Duas semanas vah lah, mas a terceira tem que ser separada….
    O ruim disso eh que certas companias, nunca te dao mais de 1 semana de ferias!!! Um absurdo!!! A minha principalmente!! Ja vou pra 5 anos e nada mais do que uma misera semaninha de folga!!!! Eu mereeeeeeeeeeeeeco, gente?? Fico ateh nervosa de pensar nisso!! nao dah nem pra falar que eh ferias. Pra mim, isso eh folga!
    Beijoca! E boas ferias pra voce!!! 🙂

  6. Denise Neves Santos said, on julho 4, 2008 at 9:18 am

    Que horroooooorrrrrrr!!! Eu acho que aqui, mesmo sem os feriados, temos mais férias do que no Brasil, sem contar que temos a liberdade de escolhermos os nossos próprios feriados!!

  7. Rodrigo said, on agosto 7, 2008 at 5:07 pm

    assim o mundo para! lol


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: