Denisol.WordPress

O descompromisso com o compromisso

Posted in Londres, Vida by denisol on junho 27, 2008
SalvadorSalvador, Bahia – Brasil © Denisol

Um dos maiores desafios na adaptação em um outro país é, sem dúvida, a nova cultura. Não que seja fácil acostumar-se com o frio (ou o calor excessivo), com o idioma novo, com os supermercados, hospitais, trabalho, enfim… porém encaixar-se culturalmente em um novo país, como se voce sempre estivesse ali, é um desafio e tanto.

Ainda mais para um brasileiro.

No Brasil somos muito alegres, expansivos, conversamos com todo mundo e não temos medo de olhar nos olhos das outras pessoas. Com toda essa extroversão, é muito fácil manter relacionamento de amizade com infinitas pessoas. Todos conhecem alguém, que conhece alguém, que conhece o Kevin Bacon. E isso é de verdade!

Baia da GuanabaraRio de Janeiro, RJ – Brasil © Denisol

No Brasil não damos muita satisfação. Alguém fala: “Ah, vamos fazer tal coisa semana que vem”, respondemos que sim, e, na maior parte das vezes, esse compromisso cai no esquecimento.

Confirmamos presença em um evento, e motivos que nem sempre são importantes – como preguiça e chuva – já são um empecilho para que o compromisso não seja cumprido. A verdade é que ninguém liga muito. Quem foi, foi; quem não foi, certamente perdeu bons momentos, mas tudo bem. Ninguém vai morrer por causa disso.

Aqui não é assim.

Quando se combina alguma coisa, está combinado. Não se consegue marcar nada com um inglês com menos de uma semana de antecedência. Então é muito comum acontecer: “Vamos jantar lá em casa no final-de-semana do dia 12 de julho?”, se responde: “Tá bom”, e está combinado. Mesmo. Mesmo que você não veja ou fale com essa pessoa pelas próximas semanas.

Mark, Stuart
Mark e Stuart, nossos amigos ingleses © Denisol

O pior é que esses acordos geralmente são firmados após algumas pints de cerveja, o que faz com que fique ainda mais fácil esquecer do que foi combinado e passar a maior vergonha quando o tal dia chega e a pessoa te liga: “Cadê você?”.

Tive que comprar uma agenda. Ela é linda e está sempre comigo , assim não corro o risco de mais foras. As pessoas me perguntam o que eu vou fazer no dia tal, e eu sempre tenho uma resposta acurada. Com isso, fiquei mal-acostumada, porém os meus conterrâneos não se comportam de tal maneira “inglesa”. Muitas vezes convido amigos brasileiros para almoçarem na minha casa, por exemplo, chega na hora, ninguém aparece. É um pouco chato, pois eu certamente deixei de atender a outros compromissos, me preparei para o evento, etc. Falta de consideração? Talvez. Mas ninguém vai morrer por causa disso.

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Barbrinha said, on junho 27, 2008 at 10:42 am

    A gente aprende, ri, apanha, e vai que vai……

    Ainda bem que somos maleaveis, mas que chateia, chateia……

    Gostei do modo que voce se organiza para nao ter problemas com os compromissos ai, esta de parabens, afinal, somos nos que estamos em terras estranhas, e cada passo nosso eh observado…kkkkk

    Beijos e fiquem com Deus

  2. joaoccc said, on junho 27, 2008 at 1:15 pm

    O mais interessante e que nos vamos ficando desse jeito. Essa agonia de chegar 5 minutos atrasado. A decepcao quando alguem te deixa esperando. O incomodo de combinar as coisas na ultima hora. A coisa chega num ponto que havera uma necessidade de se adaptar “de volta” ao jeito brasileiro quando voltarmos para casa.

  3. Luis (Mack) said, on junho 27, 2008 at 1:45 pm

    Aliás ontem combinei de tomar cerveja com um amigo meu e esqueci, derrepente ele me liga e pergunta “Nós não iamos beber hoje ?” .. xiii esqueci e já estava bebendo em outro lugar com uma outra galera, se um dia for para Inglaterra vou penar pra acostumar com esse jeito de marcar compromissos.

  4. Denise Neves Santos said, on junho 27, 2008 at 1:45 pm

    Combinar as coisas de última hora me incomoda muuuuuuito!!! Eu quero saber de tudo com pelo menos uma semana de antecedencia!!! AAAHHH!!!


Deixe uma resposta

