Denisol.WordPress

Pulgões

Posted in Londres, Vida by denisol on julho 28, 2008
Pulgões © urtica

O meu coentro estava um pouco doente há algumas semanas. As folhinhas apresentavam as extremidades um pouco desbotadas, acinzentadas. O João foi o primeiro a perceber que algo estava errado. Quando fui averiguar o que estava acontecendo, percebi que haviam bichinhos verdes morando por ali. Qual não foi a minha tristeza e decepção ao perceber que havia um parasita na minha casa! Um não, vários, pois além dos mosquitinhos verdes, identifiquei também larvinhas brancas sobre a terra. Argh!

Depois de muita pesquisa na internet, não consegui identificar o parasita. Quem identificou para mim foi o Igor, que trabalha aqui comigo, e também tem uma horta na casa dele. Pulgões!

OrquideaOrquídea © jaki good

Eles entraram na minha casa através de umas flores que ganhamos de presente. Lição número 1: antes de trazer plantas novas para dentro de casa, as deixe de quarentena por alguns dias para ver se elas possuem alguma espécie de parasita. Esses parasitas são inúmeros, de fungos a insetos.

O meu maior medo era que esses bichinhos fossem para o meu manjericão ou para as minhas orquídeas, que estão cada dia mais lindas.

Perguntei ao meu irmão, que estuda Agronomia, o que fazer para eliminar os bichinhos. Essa foi a resposta que recebi do professor dele:

… Muito bem, eu imagino que se trata de pulgões. Seria isso mesmo? Para combater eu tenho usado óleo de Nim. Vc já ouviu falar? É um inseticida natural e pode ser utilizado em ambientes internos de residências, sem perigo.
Eu sempre compro para alguns amigos em casas agropecuárias. Lá tem toda a instrução de uso. Água com sabão só não funciona. O sabão é para quebrar a tensão superficial da água, mas falta um inseticida na sua mistura. Eu usava fumo de corda (molho de 24 h), mas isso deixa a casa com cheiro ruim por umas horas. Resolvido?

Resolvido! O óleo de nim (neem oil em inglês), apesar de possuir um cheiro engraçado, funciona! É um inseticida natural e orgânico que pode ser usado tranquilamente em sua horta doméstica para controlar pragas e fungos.

18 Respostas

Assinar os comentários com RSS.

  1. joaoccc said, on julho 28, 2008 at 11:02 am

    Bendito oleo de nim!! Sem ele meu casamento estaria em risco!!

  2. falcao007 said, on julho 28, 2008 at 12:57 pm

    Quando comecei a ler pensei que era alguma piada, mas percebi que vc leva a sério essa história, minha Mãe é chegada a plantas, tem um monte de samambaias em casa, eu sinceramente não sou adepto. Boa Sorte com a sua horta.

  3. Antonio said, on julho 28, 2008 at 1:18 pm

    UAHAUhAU…. sensacional! Nunca te imaginei tendo uma horta! Mas acho muito legal mesmo! Aqui em casa tivemos problemas com aqueles bichinhos que vêm no macarrão, não me lembro o nome…. Compramos um pacote no supermercado, não vimos que tinha o bichinho…. Já era, até hoje estamos caçando…

  4. Beth Q. said, on julho 29, 2008 at 12:45 am

    Hummmm, boa idéia! Mas esse tal óleo é vendido aqui no país das bananeiras?
    E será que serve para estes pulgões que dão nos alimentos em lugares meio quentes?
    abraço carioca

  5. Renata Assis said, on julho 29, 2008 at 1:03 am

    Eu ia ficar apavorada!!!
    Ainda bem que voce achou esse oleo!
    Ateh uns pezinhos de feijao eu feijao eu tenho…
    Eu ia cair durinha pra traz…
    Beijoca!

  6. Denise Neves Santos said, on julho 29, 2008 at 9:33 am

    Beth, como o professor disse, voce pode comprar esse óleo em qualquer casa agropecuária. Aqui na gringa eu encontrei facilmente no eBay. Como eu consumo os items da minha horta, estava com medo de precisar colocar um inseticida tóxico nas minhas plantinhas.

    Esqueci de colocar a receita do spray: basicamente misturei água (250ml), tres gotinhas de detergente e um pouco de óleo de nim (3 colheres de sopa). Tudo dentro do borrifador, dei uma sacudida na mistura (para que o óleo se misturasse a água) e mandei ver! É impressionante, depois de minutos ou os pulgoes morrem, ou fogem da planta. Apliquei o spray todos os dias durante uma semana, e problema resolvido!

  7. Beth Q. said, on julho 29, 2008 at 4:20 pm

    Obrigada pelas dicas, cara Denise.

    Indiquei você a um prêmio virtual lá no blog. Dá uma espiada.
    beijo carioca

  8. Rogerio Santos said, on julho 29, 2008 at 5:19 pm

    Gostei da expressão “cheiro engraçado”. Você é ótima!

  9. igordutra said, on julho 30, 2008 at 11:04 pm

    Eu acho que fui responsável pelos pulgões na sua casa, né? Igor maldito! Bem, minha florzinha com pulgões também tomou muito óleo de nim (que tem cheiro de vinagrete com alho) mas infelizmente acho que morreu de vez – sem pulgões. Os pulgões minaram a resistência dela ou simplesmente o calor de Londres foi demais.

  10. Yuki said, on agosto 3, 2008 at 10:53 pm

    Deixe o coentro para os pulgoes.. odeio coentro ;o)

  11. barbrinha said, on agosto 6, 2008 at 8:42 am

    Uma outra dica eh agua disolvida com leite…….vou ver isso direitinho com maridex, mas me lembro dessa dica dele uma vez……

    Beijos e fiquem com Deus

  12. marcos said, on outubro 8, 2008 at 1:08 am

    Olá galera do piolho,
    Estou usando o Óleo Neem e parece que vai dar certo, será que dá pra comer a flor do brocoli logo após passar o oleo? ( se não dá, eu já era, acabo de comer).

    Tem uma receita para o pulgão que é o banho de água com farinha de trigo, mistura bem um pouco de farinha na água e pulveriza pela manhã, ainda com sereno. Logo que o sol surge a água seca e o pulgão é imobilizado pela liga da farinha. Pode crer, é boa.

  13. Denise Neves Santos said, on outubro 8, 2008 at 9:32 am

    Hummmm, será? Acho que se eu fosse um pulgao, eu ia comer a farinha!!! :)

    Eu consumi o meu manjericao com óleo de nim e ainda estou viva! Durante a minha pesquisa na internet descobri que o óleo de nim também é usado para problemas de pele (em seres humanos), entao mandei ver!

    Ainda bem que lá em casa nao sobrou nenhum pulgao para eu experimentar a receita da farinha! Voce experimentou? funciona mesmo? Mas que ela é interessante… isso é!

  14. bruna said, on outubro 16, 2008 at 11:29 pm

    para que que serve o pulgão??

  15. TOMAS TURBANO said, on maio 25, 2010 at 1:29 pm

    Q BOM ANTONIO NUNES

  16. TOMAS TURBANO said, on maio 25, 2010 at 1:30 pm

    GOSTEI DA PESQUISA.FOI Q BOM

  17. TOMAS TURBANO said, on maio 25, 2010 at 1:33 pm

    GOSTO D + DO PANICO E ODEIO PULGAO


Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

