Denisol.WordPress

Por que na China os chineses preferem filhos homens?

Posted in Mundo, Turismo by denisol on junho 30, 2008
Choir on The Great Wall of ChinaCoral infantil sobre a muralha da China © North Sullivan

Hoje eu estava comentando no blog da Bárbara sobre o fato dos árabes preferirem filhos homens. Acabei me empolgando e resolvi explicar também por que na China os chineses preferem ter filhos homens.

Já é sabido que o sobrenome da mãe sempre “morre” na filha mulher. No Brasil, ainda temos a sorte de possuirmos e carregarmos o sobrenome materno, mas na maior parte dos lugares não é assim. Aparentemente o Brasil é o único lugar onde os rebentos recebem graciosamente o sobrenome da mãe (até onde eu sei, pois nunca vi isso acontecendo em algum outro lugar). E, nas arábias, de acordo com a Bárbara, o sobrenome é uma das principais razões para se preferir um filho menino ao invés de menina.

Pode ser que na China ocorra o fato do sobrenome também, eu não sei, mas uma das razões pela qual os chineses preferem filhos homens é porque quando as filhas mulheres se casam, elas se integram à família do marido, assim os pais das mulheres não têm ninguém para cuidar deles na velhice. As filhas também são vistas como uma dívida, já que os pais terão que pagar um dote para que ela se case. Como na China quase todo mundo tem um único filho, é normal que os primogênitos do sexo feminino sejam abandonados ou até mesmo assassinados, na espera de que, na segunda tentaviva, venha um menino.

CHINA - The Gang Of 6Crianças chinesas © BoazImages

Lá há também roubo de crianças. Meninos até 6 anos de idade são sequestrados e comprados por famílias que “adotam” essa criança. Como há muita pobreza, muitas vezes os pais dos filhos roubados não têm o que fazer para procurar o filho e trazê-lo de volta. O mais impressionante é que as “novas famílias” vão ao cartório e registram as crianças (de até 6 anos de idade!) normalmente, e as autoridades não fazem nada!

Também acontecem sequestro de adolescentes mulheres para casamento (é claro que com assasinato de bebês meninas e roubo de bebês meninos, havia de acontecer um desbalanço em algum momento). Eles sequestram as meninas, que são vendidas para um “noivo”. Engraçado que eles escolhem as mais tímidas e obedientes, pois eles sabem que se sequastrarem uma adolescente mais “moderninha”, ela vai fugir mais cedo ou mais tarde.

Esse post foi inspirado no documentário “China’s Lost Children”, produzido pelo Channel 4. No entanto encontrei alguns artigos em português aos que se interessarem pelo assunto:

8 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. joaoccc said, on junho 30, 2008 at 12:13 pm

    Tem aquela historia do campones, la de Mato Grosso, que tinha 4 filhos e a mulher estava gravida de novo. Um dia ele ouviu de alguem que “a cada 5 criancas que nascem no mundo, uma e chinesa”. Ficou apavorado…..

    • Aline said, on fevereiro 26, 2012 at 3:16 am

      kkkkk a piada não é ruim!! mas se a realidade da china é essa graças a Deus q sou brasileira. (Aff…Nem creio q estou dizendo isso, enfim…)

  2. Barbrinha said, on junho 30, 2008 at 1:31 pm

    E se todos se unirem e cada um colocar o que sabe, ja estaremos ajudando muitas pessoas. Parabens pelo texto…..e muito obrigada pelas informacoes……

    Beijos e fiquem com Deus

  3. Fernanda França said, on julho 1, 2008 at 1:10 pm

    Gosto de saber para entender, mas… me parece tão estranho que em alguns lugares as mulheres sejam “objetos”. Como assim, matar ou abandonar porque é uma menina? Gente, é CRIME. Fico indignada, sinceramente. Claro que não dá nem para culpar os pais porque estão inseridos numa cultura em que se resolvem ficar com a filha, podem sofrer na velhice, sei lá. Tudo torto, não parece? Uma hora vai faltar mulher. Beijos.

  4. Ayslane said, on novembro 14, 2011 at 1:22 pm

    Fico emprecionada como lá na china os homens valem ouro e as mulheres são tratadas como um objeto qualquer.Em país nenhum era pra exirtir esses custumes,pois os homens só nacem se porque a mulher existe!

  5. Dan Tabares said, on abril 5, 2012 at 3:09 am

    Muito obrigado por esta informacão!! As crianças chinesas começam a receber educação primária aos seis anos. Segundo a Lei de Educação Obrigatória da República Popular da China. As crianças chinesas estudam muito!

  6. Johnny said, on dezembro 27, 2012 at 11:46 am

    Não sei porque ficam criticando a China, como se fosse só na China que o homem prefere ter filho homem…

    O fato do homem preferir ter um filho do sexo masculino é algo natural; em TODOS os países do mundo é assim (só que em alguns essa preferência é mais evidente).
    Mas é claro que caso um homem tenha uma filha, ele nunca irá dizer para a filha que preferiria ter um menino.

    Tenho um amigo que tem uma filha, e ela sempre perguntava para ele se ele preferiria ter tido um filho ou uma filha, e ele respondia para ela “uma filha”. Mas para mim ele dizia que preferia ter tido um filho; mas é claro que a filha dele não poderia saber disso.

  7. idaiany said, on outubro 31, 2013 at 4:09 pm

    tenho um filho com um chines, ele adora o menino mas queria uma menina,


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: